Login: Senha:
Logo CineDica - Dica de Filmes
filmes Filmes assistir Séries artista Artistas lista Listas critico Amigos 

Aguinaldo Silva

Confira a seguir as melhores dicas de filmes relacionadas ao artista Aguinaldo Silva no CineDica:
Perfil de Aguinaldo Silva
Aguinaldo Silva
Sobre Aguinaldo Silva: Aguinaldo Silva nasceu na cidade de Carapira, em Pernambuco, em 7 de junho de 1944.

Menino muito inteligente, aos 13 nos começou a escrever seus primeiros poemas. Depois passou aos romances. Com apenas 17 anos, lançou o livro:"Redenção Para Job". E no mesmo ano começou a trabalhar como jornalista em Pernambuco, no jornal:Última Hora. Em 1964, após o Golpe Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhando na redação carioca do mesmo jornal. Foi depois para o Jornal do Brasil, fazendo reportagens policiais.

Em 1969, ingressou no jornal: O Globo, onde teve as funções de redator, subeditor e editor. Dedicava-se ainda à literatura. Em 65 lançou o romance:"Cristo Partido ao Meio".E em 66, "Canção de Sangue", recebendo Menção Honrosa num concurso literário do Jornal O Globo. Estava com 22 anos apenas, quando calma e corajosamente lançou-se como candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Sua candidatura não foi levada a sério e ele zangou-se, protestando contra a Academia, que não dava vez aos jovens, era um reduto de velhos.

Desde então , Aguinaldo nunca deixou de publicar livros, que escreve nos intervalos de suas novelas ou atuações em jornais. Entre outros, publicou:"República dos Assassinos"; "Sentimental Reasons"; "No País das Sombras"; "Lili Carabina"; "O Homem Que Comprou o Rio"; "Memórias da Guerra";" Lábios que Beijei".

Aguinaldo Silva também teve forte militância política. Em 1969 chegou a ser preso e ficou 72 dias na Ilha das Cobras, por ter escrito o prefácio do" Diário de Che". O autor dedicou-se ainda à luta contra a discriminação de homossexuais e foi editor de:"O Lampião", jornal lançado em 1977.

Em 1978, o autor aceitou o convite para fazer parte de equipe de roteiristas do seriado televisivo:"Plantão de Polícia". Sua prática como repórter policial facilitou seu trabalho e ele continuou na televisão daí para a frente. Escreveu outro seriado:"Obrigado, Doutor". E depois a minissérie:"Lampião e Maria Bonita".

Foi quando iniciou seu trabalho como novelista. Escreveu:"Partido Alto", ao lado de Glória Perez."Tenda dos Milagres", com Regina Braga. Em 87 escreveu sozinho: "O Outro". E depois "Tieta", em parceria com Ana Maria Moretzon, e a seguir:"Riacho Doce", com a mesma parceira."Pedra Sobre Pedra", com Ana Maria e Ricardo Linhares. Em 93, escreveu:"Fera Ferida". Em 97, escreveu:"A Indomada", onde a fusão do sotaque nordestino com expressões inglesas, criou uma graça peculiar. Aguinaldo usou então o realismo fantástico, recurso sempre usado pelo autor. Escreveu, depois de um tempo, "A Justiceira" e em seguida:"Suave Veneno". Foi quando lançou o livro: "Prendam Giovanni Improta".

Para o teatro, ele escreveu: "As Tias"; "Brasil Dourado"; "Isadora e Oswaldo".

Em 2007, escreveu a novela:" Duas Caras", no principal horário da Rede Globo de Televisão. Em 2009, foi autor da minissérie "Cinquentinhas", que em 2011, teve um spin-off que recebeu o nome de "Lara com Z", também escrito por Aguina
TEMAS COMUNS: globo novela das oito drama comédia brasil novela disputa nacional

FILMES 26

Todos os filmes de Aguinaldo Silva

Lampião da Esquina
(2016)
Lampião da Esquina
Crô - O Filme
(2013)
Crô - O Filme
Lara Com Z
(2011)
Lara Com Z
Fina Estampa
(2011)
Fina Estampa
Roque Santeiro
(2010)
Roque Santeiro
Cinquentinha
(2009)
Cinquentinha
Duas Caras
(2007)
Duas Caras
Senhora do Destino (novela)
(2004)
Senhora do Destino (...
Porto dos Milagres
(2001)
Porto dos Milagres
Suave Veneno (Novela)
(1999)
Suave Veneno (Novela...
A Indomada
(1997)
A Indomada
Como Nascem os Anjos
(1996)
Como Nascem os Anjos
Fera Ferida
(1993)
Fera Ferida
Pedra sobre Pedra
(1992)
Pedra sobre Pedra
Riacho Doce
(1990)
Riacho Doce
Tieta (Novela)
(1989)
Tieta (Novela)
Lili, A Estrela do Crime
(1988)
Lili, A Estrela do C...
Os Trapalhões e o Rei do Futebol
(1986)
Os Trapalhões e o Re...
Roque Santeiro
(1985)
Roque Santeiro
Luzia Homem
(1984)
Luzia Homem
Padre Cícero
(1984)
Padre Cícero
Bandidos da Falange
(1983)
Bandidos da Falange
O Trapalhão na Arca de Noé
(1983)
O Trapalhão na Arca ...
Lampião e Maria Bonita
(1982)
Lampião e Maria Boni...
Obrigado Doutor
(1981)
Obrigado Doutor
República dos Assassinos
(1979)
República dos Assass...

contato |  cadastro | 
© Copyright 2008 CineDica - Todos os direitos reservados