Saramandaia
(Saramandaia)
Nota: 6.3
1 querem ver
3 não querem ver
SINOPSE:
s habitantes do fictício vilarejo baiano de Bole-Bole, localizado na zona canavieira, estão mobilizados em torno de um plebiscito para a troca do nome da cidade para Saramandaia. Duas facções promovem uma intensa campanha. O coronel Zico Rosado lidera os “tradicionalistas”, usando justificativas históricas para a conservação do nome original. Já o prefeito Lua Viana e seu irmão João Gibão lideram os “mudancistas”, alegando vergonha do nome Bole-bole, relacionado a uma aventura local de D. Pedro I[1].
Em meio ao conflito pela troca de nome, é apresentado um painel de tipos exóticos: o coronel Zico Rosado põe formigas pelo nariz; Dona Redonda explode de tanto comer; a sensual Marcina provoca incêndios com o calor do corpo; o professor Aristóbulo Camargo se transforma em lobisomem nas madrugadas de sexta-feira, e seu Cazuza ameaça cuspir o coração toda vez que se emociona[1].
O pacato João Gibão merece especial destaque em Saramandaia. Sob a aparente corcunda, ele esconde, na realidade, um par de belas asas.No decorrer da novela, ele acaba se apaixonando por Zélia, esposa submissa ao
FICHA TÉCNICA: